Labels

28 de outubro de 2015

A Favorita e o ELETROTANGO

Conheci o eletrotango em uma abertura de uma novela que foi o maior sucesso (apesar de não tê-la visto direito, mas gostava da abertura): A Favorita (2008).
A_Favorita
Enquanto a novela passava, gostava da música da abertura, pois era orquestrada e me lembrava um ritmo latino (que inocente!!! rsrs). Apenas anos depois que a novela passou, fui conhecer o verdadeiro nome do ritmo e da banda que a toca: ELETROTANGO.
Eletrotango é uma junção de música eletrônica com os acordes do "acordeón" do velho tango. É a nova tendência na Argentina, para atrair o público mais jovem, que está "abandonando" o ritmo nacional argentino.
A música se chama Pa'Bailar, do grupo Bajofondo.
dbbff6fad8e23c26df58b8c97c3f4c46
"Bajofondo (anteriormente conhecido como Bajo Fondo Tango Club) é um grupo formado por vários músicos contemporâneos argentinos e uruguaios. Este grupo aproxima-se de outros projetos de tango eletrônico, como o Gotan Project. Ficaram conhecido no Brasil com a novela A Favorita, que tinha como trilha de abertura a canção "Pa' Bailar". E "Infiltrado" tema da vilã Carminha da novela Avenida Brasil ." Suas músicas podem ser conferidas aqui.
Segue os vídeos: o primeiro é a abertura da novela A Favorita; o segundo é o clipe oficial (que é muito mais legal!!!)


Post escrito por mim mesma no blog Música, por favor!!
Natassia

3 de outubro de 2015

Oito grandes vozes do Agreste

Alceu Valença


Quem é: Alceu Paiva Valença (São Bento do Una, 1 de julho de 1946) é um cantor e compositor brasileiro. Seu disco de estreia foi gravado em parceria com Geraldo Azevedo. Nasceu no interior de Pernambuco, nos limites do sertão com o agreste. Influenciado pelos maracatus, cocos e repentes de viola, Alceu mesclou a guitarra com baixo elétrico e, mais tarde, com o sintetizador eletrônico nas suas canções.
Disco mais representativoCoração Bobo (1980)
Por que é fundamental ouvi-lo: foi o disco que trouxe a música de mesmo nome, que estourou pelas rádios de todo o país, levando o nome do cantor para o público. A partir de então, fez turnê ao lado de Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Elba Ramalho, em 1996, com o famoso show O Grande Encontro.
O que faz atualmente: lançou dois álbuns, Amigo da Arte (2014), com um repertório a base de frevos, cirandas e maracatus, e Valencianas (2014), gravado em parceria com a Orquestra de Ouro Preto.

Fagner


Quem é: Raimundo Fagner Cândido Lopes, conhecido como Fagner (Orós, 13 de outubro de 1949) é um cantor, compositor, instrumentista, ator e produtor brasileiro.
Disco mais representativoManera Fru Fru, Manera (1973)
Por que é fundamental ouvi-lo: o álbum de estreia do cantor cearense reunia as qualidades que até hoje pontuam sua obra - o vocal rasgado e a mescla de pop com cancioneiro nordestino.
O que faz atualmente: lançou o disco Pássaros Urbanos e gravou ao vivo um show ao lado de Zé Ramalho que deve virar CD e DVD.

Zé Ramalho


Quem é: José Ramalho Neto, (Brejo do Cruz, 3 de outubro de 1949), mais conhecido como Zé Ramalho, é um cantor e compositor brasileiro. É primo da cantora Elba Ramalho.
Disco mais representativo: Zé Ramalho (1978)
Por que é fundamental ouvi-lo: foi o primeiro trabalho-solo do cantor e compositor paraibano, que já tinha um grande currículo: integrara a banda de Alceu Valença e participara de Paêbirú, lendário disco psicodélico gravado em parceria com o cantor Lula Cortes. Zé Ramalho casa seu estilo de cantador com faixas inspiradas no rock psicodélico.
O que faz atualmente: sem lançar material inédito desde 2012, realizou um show junto com Fagner que poderá se tornar CD e DVD ao vivo.

Elba Ramalho

Quem é: Elba Maria Nunes Ramalho (Conceição, 17 de agosto de 1951) é uma cantora e atriz brasileira. Recebeu da Associação de Críticos de Arte de São Paulo prêmio de "Melhor Show do Ano", em duas ocasiões: em 1989 pelo show Popular Brasileira e em 1996, pelo show Leão do Norte.
Disco mais representativoAlegria (1982)
Por que é fundamental ouvi-lo: a voz aguda (e em outros momentos estridente) da cantora está no seu melhor, e o repertório traz o fino da composição nordestina, equilibrando os então relativos novatos Zé Ramalho e Alceu Valença com músicas da dupla Atônio Barros e Cecéu - entre elas os hits Bate Coração e Amor com Café.
O que faz atualmente: está em turnê nacional com o espetáculo Cordas, Gonzaga e Afins, que provavelmente vai virar DVD. Deve lançar um disco até o fim do ano.

Moraes Moreira


Quem é: Antônio Carlos Moreira Pires, (Ituaçu, 8 de julho de 1947), mais conhecido como Moraes Moreira, é um cantor, compositor e músico brasileiro, ex-integrante do grupo Novos Baianos e que hoje segue carreira solo.
Disco mais representativoLá vem o Brasil Descendo a Ladeira (1979)
Por que é fundamental ouvi-lo: é o trabalho que consolidou o talento de Moraes Moreias como compositor-solo e o que alcançou melhores resultados comerciais. Muito calcado no samba, nele Moreira tem parcerias memoráveis com Pepeu Gomes - seu ex-companheiro no grupo Novos Baianos -, Jorge Mautner e Fausto Nilo.
O que faz atualmente: excursiona com o filho, Davi Moraes, numa turnê que celebra os quarenta anos de Acabou Chorare, clássico dos Novos Baianos.

Geraldo Azevedo


Quem é: Geraldo Azevedo de Amorim (Petrolina, 11 de janeiro de 1945) é um compositor, cantor e violonista brasileiro. Autodidata, aos 12 anos de idade já tocava violão. Iniciou sua trajetória musical quando, aos 18 anos, mudou-se para Recife a fim de estudar, onde conheceu Teca Calazans, cantora, Naná Vasconcelos, percussionista, Marcelo Melo e Toinho Alves que faziam parte do grupo folclórico Construção ao qual juntou-se.
Disco mais representativo: Bicho de Sete Cabeças (1979)
Por que é fundamental ouvi-lo: é a obra de maior sucesso comercial do cantor e compositor que casou a cantoria nordestina com a bossa nova. Traz pelo menos três grandes sucessos: a faixa-título, cantada em dueto com Elba Ramalho, Taxi Lunar, que junta Elba e Amelinha (então mulher de Zé Ramalho) nos vocais de apoio, e a melhor versão já gravada de Paula e Bebeto, parceria de Milton Nascimento e Caetano Veloso.
O que faz atualmente: está preparando um disco de composições inéditas e um DVD de frevo, em comemoração aos seus 70 anos, que completa em 2015.

Belchior

Quem é: Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, conhecido como Belchior (Sobral, 26 de outubro de 1946), é um cantor e compositor brasileiro. Foi um dos primeiros cantores de MPB do nordeste brasileiro a fazer sucesso nacional, em meados da década de 1970.
Disco mais representativo: Alucinação (1976)
Por que é fundamental ouvi-lo: é o disco que consolidou sua carreira, lançando canções de sucesso como Velha roupa coloridaComo nossos pais, que depois foram regravadas por Elis Regina e Apenas um rapaz latino-americano
O que faz atualmente: Em 2009 e 2012, houve boatos de que o compositor havia desaparecido, mas que foram desmentidos pelo próprio cantor, dias depois, em ambas as ocasiões.

Ednardo

Quem é: José Ednardo Soares Costa Sousa, cujo nome artístico é Ednardo (Fortaleza, Ceará, em 17 de abril de 1945) , é um cantor e compositor brasileiro.
Disco mais representativo: Massafeira (1980)
Por que é fundamental ouvi-lo: disco gravado com diversos intérpretes, ele foi produto do movimento de mesmo nome no Ceará, lançado durante a Ditadura Militar.
O que faz atualmente: possui projeção internacional, sendo suas músicas tocadas em vários países da América Latina, Europa e EUA.

Fonte: Revista Nova Escola

Música latina ao vivo: Puerto Candelaria

Sempre gostei de música latina, sempre que tem shows de bandas latinas no Sesc (que é o único lugar aqui na minha cidade que traz umas atrações deste gênero) eu vou. Mas a banda que vou falar hoje que vi não foi no Sesc, foi na Virada Cultural deste ano.
PUERTO CANDELARIA
2885_75572372097_4865966_n
Uma banda colombiana de cumbia e ritmos latinos, como eles mesmos se definem no seu site oficial
"Puerto Candelaria es la propuesta musical MÁS ATREVIDA, CONTROVERSIAL E INNOVADORA de los últimos tiempos en el país. Una explosión sonora que ha traspasado las fronteras, ha burlado  los esquemas y ha trazado un camino para la escena musical independiente en latinoamérica.  Un lugar imaginario y a la vez real donde no sólo existe la música: el teatro, la danza y el humor como bandera, son los efectivos recursos que usan sus 6 integrantes para exponer ácida y burlonamente el absurdo que es Colombia."
O show deles foi no mesmo dia do Rastapé e do Biquíni Cavadão, sendo a atração latina a do meio. Enquanto o pessoal esperava o Biquíni, assistia meio tímido o show, mas eles eram tão divertidos e cativantes que logo o pessoal se soltou e começou a dançar, do jeito que dava, mesmo sem saber, os ritmos latinos.... que, cá entre nós, é contagiante mesmo!!
maxresdefault (1)
No final do show, foram muito aplaudidos e a fila para a foto foi enorme :D
Gostei também, pois como foi numa apresentação em praça pública, o fato de ter levado um pouco da "desconhecida" cultura latina para o brasileiro, tirando este preconceito bobo de que música latina não presta, já valeu a pena também!!!

Natassia
Ps: Acesse Música Por Favor