Labels

19 de setembro de 2009

Tudo o que é sólido pode derreter


Tudo o que é Sólido Pode Derreter é uma série juvenil que busca explorar de forma atraente e com bom  humor o universo adolescente a partir do cotidiano de uma jovem, Thereza, que estuda na escola grandes obras da literatura de língua portuguesa, descobrindo e envolvendo-se com suas histórias.

Viajando por entre alguns clássicos da literatura portuguesa e brasileira, a série dialoga com o público jovem da atualidade, traçando paralelos entre livro e vida e construindo uma crônica juvenil delicada e divertida, que mescla humor e drama para abordar o tema da transição para a idade adulta.

Durante cada um dos 13 episódios, acompanhamos a aproximação da adolescente à obra em questão, traçando paralelos lúdicos e sentimentais. São amplamente exploradas as possibilidades cênicas e dramáticas do encontro entre a realidade juvenil retratada e o vasto mundo ficcional presente na obra literária.

É ótimo para quem não conhece as obras literárias e ao final de cada episódio, a vontade por conhecer a obra retratada é inevitável.

Fotos dos episódios:


O Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente

Sermões, de Padre Antonio Vieira

Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões
Canção do Exílio, de Gonçalves Dias
Senhora, de José de Alencar
Macário, de Álvares de Azevedo
Dom Casmurro, de Machado de Assis
Ismália, de Alphonsus de Guimaraens
Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade

Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres, de Clarice Lispector

Quem casa quer casa, de Martins Pena

O Guardador de Rebanhos, de Alberto Caeiro (Fernando Pessoa)
Macunaíma, de Mário de Andrade

Confira no site da série o dia e o horário de exibição na Tv Cultura, mas se não quiser esperar para ver na televisão, todos os episódios da 1ª temporada estão disponíveis no mesmo site.

Natassia

3 comentários:

Marcella disse...

nossa...que bom que dá pra assistir pelo site!!:):)

Carmen disse...

Sou professora de literatura e adorei essa série, muito bem escrita. Leva as obras aos alunos de uma maneira leve e ao mesmo tempo leva a essencia da obra retratada. Meus alunos se interessaram mais pela literatura brasileira!! Só a cultura para passar algo assim!

Jessica disse...

Vc viu que "Os semões" ganhou o prêmio de melhor seriado na categoria juvenil, concorrendo com séries latinas? TQSPD é muito bom!!!
Tomara que agora a Cultura volte a passar a série :S