Labels

15 de dezembro de 2009

Nordeste Brasileiro

Há 2 anos estávamos saindo de casa para uma viagem inusitada e inesquecível que duraria 28 dias: percorrer 3000 km até Fortaleza de carro com a família.

Trajeto da viagem

15/12 Saída de casa e chegamos ao Rio de Janeiro, passamos rapidamente em Copacabana, lagoa Rodrigo de Freitas e pegamos a ponte Rio-Niterói para continuar “subindo” no mapa e paramos em Casimiro de Abreu (Região dos Lagos) para descansar.


Estátua de Carlos Drummond de Andrade em Copacabana

16/12 De Casimiro de Abreu, prosseguimos viagem até o sul da Bahia.
17 a 19/12 Do sul da Bahia, chegamos a Porto Seguro, lá passeamos na Cidade Histórica do Descobrimento, na Passarela do Álcool, nos complexos turísticos de Porto Seguro. Pegamos a balsa e fomos ao Arraial d’Ajuda e Trancoso, duas praias perto de P. Seguro, em Troncoso tem mangues e uma paisagem exuberante. O Arraial d’Ajuda é uma praia bem arrumada e é frequentada, em sua maioria, por estrangeiros e  pessoas de muito dinheiro


Na Cidade Histórica do Descobrimento

20/12 Prosseguimos viagem, passando o estado da Bahia e dormimos perto de Aracaju.
21/12 Acordamos cedo, bem cedo mesmo, às 5 da manhã, passamos o Sergipe, Alagoas e chegamos em Pernambuco, até chegar a Porto de Galinhas. Ainda deu tempo de pegar uma praia á tarde e à noite, passeamos pelo centro. È uma cidade pequena e bem arrumadinha com as galinhas esculpidas no tronco dos coqueiros.
22/12 Fomos nas piscinas naturais, demos comida aos peixes e mergulhamos com eles. À tarde pegamos uma praia e nadamos no mar tranqüilo, transparente e quente. Porto de Galinhas é um lugar muito lindo, uma paisagem indescritível, só estando lá mesmo!

Porto de Galinhas - PE

23/12 Saímos bem cedo de Porto de Galinhas, passamos por Recife, atravessamos a Paraíba, passamos por Natal e atravessamos o Rio Grande do Norte pelo interior, a paisagem é seca, outra realidade do Nordeste. Chegamos em Mossoró, a terra do Sol, um calor da pega e um sol de rachar, almoçamos lá e seguimos até Fortaleza, chegamos quase á noite, depois de 12 horas de viagem.
24 a 01/01 Em Fortaleza, lá fomos à praia do Futuro, à praia de Cumbuco, ao Mercado Central, a um show de humor muito engraçado. Ir a Fortaleza e não ir a um show de humor não dá! Fomos a uma praia perto de Fortaleza chamada Icaraí, numa foz de rio que deságua numa praia linda, limpa e meio deserta.
Fomos também ao Beach Park, o melhor e maior complexo aquático da América Latina. Muito Bom, desci vários toboáguas, mas não fui corajosa o bastante para descer o “Insano”, com 42 metros de altura e era vertical demais, chegava a 120 km/h. Mas mesmo assim, valeu, desci toboáguas com tapetes, bóias e sozinha, fiquei na piscina com ondas, cachoeiras. Tem uma passarela feita com garrafas afundadas na areia com forma de estrela e escrito “bem-vindo”. Muito bom, valeu a pena, me diverti bastante! No último dia do ano, à noite, fomos no aterro de Iracema, a praia do centro de Fortaleza, onde teve show do Falcão e depois o melhor show da noite, os PARALAMAS DO SUCESSO, logo depois da queima de fogos o show da Alcione.


Pôr-do-sol em Fortaleza

02/01 Continuamos a viagem e fomos à praia de Canoa Quebrada no Ceará, quase divisa com RN. Uma praia linda, limpa e uma paisagem exuberante.
03/01 Dormimos em Canoa Quebrada e fomos a Natal, no Rio Grande do Norte, uma cidade limpa, linda, bem planejada com as praias e o mar limpos. Aquelas dunas de Genipabu, altas e cansativas de subir.


Canoa Quebrada - CE                                                          Praia de Genipabu - Natal - RN

04 e 05/01 Antes de sair de Natal, passamos para ver o maior cajueiro do mundo, chegamos em João Pessoa no fim da tarde e no rádio anunciou um show na praia: o d' OS PARALAMAS DO SUCESSO, um é bom, dois é maravilhoso!! Fomos ao Farol do Cabo Branco, o ponto mais Oriental das Américas, depois seguimos até Maceió.
06/01 Fomos à praia do Francês em Maceió, é uma praia muito bonita com os arrecifes, parecida com Porto de Galinhas.


Extremo Oriental das Américas - João Pessoa - PB       Praia do Francês - Maceió - AL

07/01 De Maceió fomos a Aracaju dar uma passadinha no mercado municipal, depois fomos à Bahia, na Paria do Forte, no litoral norte.
08/01 Acordamos e fomos visitar o Projeto TAMAR e curtir a última praia do tour. Continuamos viajando pela Bahia.
09/01 Continuamos descendo a Bahia e dormimos no extremo sul do estado.


Projeto TAMAR - Praia do Forte - BA

10/01 Continuamos viagem e chegamos ao estado de Minas Gerais, passamos pela cidade de Governador Valadares, Mariana e Ouro Preto, nossa última parada.
11/01 Fiz alguns dos muitos passeios culturais que a cidade oferece. Fui à igreja de São Francisco de Assis, onde tem algumas das esculturas em estilo rococó; na igreja de Nossa Senhora da Conceição, onde tem o museu do Aleijadinho, essa em estilo barroco (totalmente, você até se perde visualmente). Depois fomos à Mina do Chico Rei, uma das poucas minas abertas aos turistas. Quem tem claustrofobia não entra porque é baixa (+- 1,55 de altura), funda e escura. Fui também a Congonhas do Campo, onde está a Basílica dos 12 profetas, a igreja que tem as esculturas do Aleijadinho na frente. Continuamos viagem por Minas, passamos pelo lago de Furnas, muito bonito por sinal.
 

Casa do Poeta Claudio Manoel da Costa                     Estátua dos 12 profetas em
em Ouro Preto - MG                                                   Congonhas do Campo - MG
                                             
12/01 Chegamos em casa às 2 da manhã cansada, mas com uma bagagem cultural muito grande. Valeu a pena!!!

Natassia

0 comentários: