Labels

12 de junho de 2010

Provérbios

Origem de alguns provérbios


Águas Passadas não movem moinhos

Significado: O que passou passou, bola pra frente
Histórico: A frase é de Cerventes, mop capítulo VI de sua obra máxima, Dom Quixote de la Mancha. Foi dita pelo seu fiel escudeiro Sancho Panza. Outra fonte diz que a origem da expressão seria holandesa, mas não há registros escritos

Atrás de um grande homem sempre há uma grande mulher

Significado: Todo homem de sucesso tem sempre uma mulher que o estimula
Histórico: Esta é bíblica. Quando Davi (pequeno, fransino) desafiou Golias (o gigante) para salvar o seu país foi que surgiu a expressão. Consta que Davi tinha uma mulher imensa e feroz. Dizem até que batia nele. Tinha 2,02 metros e uns 190 quilos. Quando foi acontecer o duelo, ela teria dito a ele: "Se ele te matar eu corto os seus colhões". Davi então se encheu de coragem e venceu Golias na base da pedrada. Dizem até que alguns anos depois ele teria se separado dela e casado com um jovem pastor inglês que o chamava de Déividi. Mas isso é só boato, e nada foi provado.

Cão que ladra não morde

Significado: Quem fala muito, ameaça alguém, grita, geralmente não faz nada
Histórico: Parece que a frase foi ocunhada para o lançamento mundial do filme Lassie. Que, diga-se de passagem, era cachorro. Não latia, não mordia, era uma santa. Falcão, o compositor fez uma bela tradução: "the dog au au, not nhoc nhoc"

Juntar a fome com a vontade de comer

Significado: Unir dois desejos
Histórico: Vem da Índia. No século VII o oeste da Arábia foi invadido pelos árabes, que introduziam o israelismo, em contraste com o budismo. Guerras e fome assolaram aquela região. E os árabes, quando davam comida (quando davam), riam dos indianos, famintos, "a juntar a fome com a vontade de comer". Está no livro História da Índia no século VII, de Abdul Abdul Abdul

Vá plantar batatas

Significado: Mandar o outro procurar o que fazer
Histórico: Machado de Assis puro. Aos vencedores as batatas, como disse Quincas Borba na obra "Memórias Póstumas de Bras Cubas", e aos perdedeores "plantar batatas", como castigo.

Fonte: aqui


Natassia

0 comentários: