Labels

19 de outubro de 2010

Breve balanço sobre a docência


Ainda sobre o dia dos professores, que foi no dia 15, venho a este blog fazer um breve balanço sobre a docência.
Apesar de ter apenas dois anos de "carreira", porém com 16 de discente, posso muito bem expor aqui uns prós e contras de um professor.

Com certeza, SER PROFESSOR É PARA QUEM TEM DOM E GOSTA MUITO, porque não é fácil.

Aguentar acordar cedo, alguns alunos "chatos" e outros desinteressados, cobrança e mais cobrança, inúmeras correções e planejamentos, etc, etc, etc, etc.... (sei que etc significa "e outras coisas", mas o repeti para enfatizar mesmo!!!)

Mas o seu trabalho é recompensado quando um aluno aprende o que você ensina, com os mesmos interessados, participando da sua aula, fazendo o que você pede e alguns mimos, por supuesto.

Como discente, tenho mais experiencia (óbvio), então há características docentes boas que gostaria de ressaltar:

- Estar sempre disposto a responder as perguntas e a ajudar alunos com dificuldade (quando estes mesmo querem ser ajudados)
- Proporcionar aulas diferentes, que "fujam" um pouco do livro, porém não fuja TOTALMENTE do conteúdo ensinado. Isso não quer dizer que TODAS as aulas sejam assim, pois rotina faz parte.
- Não é só porque é professor que ele seja obrigado a saber TUDO da matéria, se não sabe, seja sincero e diga que vai pesquisar e traga na outra aula. Melhor isso do que alguém que não "dá o braço a torcer" e faz uma explicação prolixa e longa, mas no fim não disse nada (famoso discurso de político)
- Ter senso de justiça com a sala, em relação a comportamento, nota, trabalho, esforço etc.

Nem sempre se tira coisas boas de professores que passam por nós, há também os defeitos (que considero os piores):

- Fugir do conteúdo a ser estudado, passando filmes, músicas, etc, sem propósito, contando da sua vida privada em sala, ausentando-se para rerolver problemas particulares, etc.
- Chegar demasiadamente atrasado, não quer dizer que nunca vai chegar, imprevistos uma vez na vida, acontecem.
- Liberar demasiadamente cedo na saída, isso vale para frequentemente.
- Humilhar aluno ou alguém (algum funcionário, por exemplo) na frente de todos
- Fazer diferença de aluno descaradamente (com tratamento comportamental, com nota, critérios de avaliação de trabalho que favoreçam a alguns e desfavorecendo a outros, sem nenhum senso de justiça)

e por ai vai...


Espero não fazer o que eu citei sobre os defeitos e outros que abomino, e espero tirar sempre do melhor dos professores que tive, mas tem coisa eu vou levar sempre nos meus anos de docência que vem por ai:

- NUNCA AGRADAREI A TODOS
- SE ERRAR, RECONHECER E VOLTAR ATRÁS

(esse segundo já fiz várias vezes em dois anos)



Natassia

0 comentários: