Labels

22 de março de 2011

Usuários completam 1ª leitura de Dom Quixote no YouTube

Projeto pretende aproximar literatura espanhola dos internautas




Estátuas de Quixote e Sancho em Madri: 2.149 vídeos compõem 1ª recriação da obra

Madri - Um total de 4.308 internautas de todo o mundo completaram a primeira leitura global de "Dom Quixote de La Mancha", de Miguel de Cervantes, no portal de vídeos YouTube, em um projeto que pretende aproximar a literatura espanhola de todos os usuários da rede.
A iniciativa, que começou no dia 30 de setembro, contou com o apoio e a colaboração da Real Academia Espanhola (RAE) e da Associação de Academias da Língua Espanhola (ASALE), e tem como objetivo incentivar e promover o uso do espanhol na internet, além de aproximar os usuários da rede com a obra, segundo informa a RAE em comunicado.


Nestes meses, mais de 4 mil internautas enviaram ao canal de YouTube suas leituras em vídeo de diferentes fragmentos da obra, que por sua vez foram revisados e aprovados por uma equipe do Centro de Estudos Cervantinos até completar a obra.

Assim, um total de 2.149 vídeos compõem a primeira recriação completa da obra mais representativa de Cervantes, que a partir de agora, e por tempo indefinido, poderão ser acessados no canal no YouTube.

As leituras foram gravadas em quartos, salas de aula e bibliotecas, mas também no meio da natureza. O comunicado assinala que alguns foram produzidos nos moinhos de vento de La Mancha (na região espanhola de Castela-La Mancha) e até no monte Fuji, no Japão.

Desde o início, o canal registrou mais de 4 milhões de visitas, procedentes de um total de 104 países, e conta já com 6 mil assinantes.

Confira a chamada da Real Academia Espanhola para usuários do YouTube recontarem Dom Quixote:



Para ver o canal do Youtube em que se encontram os vídeos, clique aqui
 
Notícia retirada do site Exame.com 22.03.11
 
Natassia

1 comentários:

Allan disse...

Oi sôra.
Obrigado pelos elogios! Tenho que dizer o mesmo dos seus blogs, sempre atualizados.

Ah, eu vou colocar os buttons (banners) do Rincón e do Ideias lá no 8º Ano A :D


Besos, Allan