Labels

7 de abril de 2011

Dirty Dancing

"Now I've had the time of my life. No, I've never felt like this before. Yes I swear it's the truth. And I owe it all to you"


Este trecho, hoje conhecida pela regravação do grupo Black Eyed Peas, foi consagrado na década de 80 por um filme que marcou minha adolescência e que ontem passou na tv.

Este filme é Dirty Dancing - Ritmo Quente (1987) que, além da música, consagrou Patrick Swayzer para o mundo do cinema e até hoje sensibiliza jovens e adultos.




A seguir uma resenha sensacional feita por Aline Riccioppo:


Ritmo para uma sociedade oprimida



"Em 1963, Frances Houseman (Jennifer Grey), ou "Baby", como é chamada pela família, uma jovem de 17 anos, viajou com seus pais, Marjorie (Kelly Bishop) e Jake Houseman (Jerry Orbach) e sua irmã Lisa (Jane Brucker) para um resort em Catskills"



Francis Houseman, a chamada pelos familiares de Baby, é uma menina no início do filme, e é também o maior orgulho da família, que lhe deposita grandes expectativas.

Na verdade o orgulho que a família demonstra por Baby é facilmente quebrado quando a menina tem atitudes diferentes daquelas esperadas por seus pais.


"Em uma noite Baby ouve algo que parece ser um som de festa no alojamento dos funcionários (que os hospedes não podem ter acesso). Ela consegue entrar na festa graças a um empregado e descobre que ali o pessoal realmente se diverte com danças. Baby chega a dançar com Johnny Castle (Patrick Swayze), um professor de dança, e logo fica apaixonada por ele."


Quando Baby percebe que uma das funcionários do hotel (Penny, a parceira de dança de Johnny) está grávida e precisa de ajuda, ela busca uma forma de ajudá-los. Para ocupar o lugar da parceira de Johnny, Baby passa a ter aulas de dança e em pouco tempo se vê totalmente envolvida com o professor e agora parceiro.

No hotel em que ocorre a trama, alguns funcionários, como é o caso de Johnny, são proibidos de se envolverem com hóspedes, no entanto o dançarino também se envolve com Baby e eles passam a viver um romance às escondidas. Quando Baby percebe que Penny precisa novamente de ajuda, não mede as conseqüências ao chamar o pai, que é médico e pode ajudar a menina. Mesmo na presença do pai, Baby não hesita em permanecer do lado do parceiro e dos novos amigos.


Segundo as regras da sociedade e também do hotel, hóspedes e funcionários não se misturam, e aí está a grande discussão proposta pelo filme. Baby se sente atraída pelo universo exótico proposto pelas festas realizadas pelos funcionários, e mesmo contrariando os preceitos de sua família ela não só socializa com o “pessoal” (forma como os funcionários são chamados no filme), como também se envolve amigável e amorosamente.

Evidente que o pai da garota não fica satisfeito com o romance ali estabelecido, e fica indignado quando Baby enfrenta o dono do hotel que acusa Johnny de ter realizado pequenos furtos durante a temporada. Neste ponto Baby revela ao patrão que Johnny não era o ladrão procurado porque no momento do crime eles estavam juntos, e por isso Johnny é mandado embora.

Baby enfrenta a família reclamando que quando lhe ensinavam que tinha que ajudar a todos, estavam referindo-se aos seus iguais e que isso não é justo para a sociedade. A menina agora se transformou em uma mulher decidida e de pensamentos livres, capaz de enfrentar todos os que estão a sua volta, a sociedade em que foi inserida por sua classe social e inclusive sua família.

Francis Houseman é uma mulher forte, que está a frente de sua época, quando as mulheres serviam e obedeciam, sem ter sua voz própria. Dirtyng Dancing representa um passo à frente da sociedade machista da década de 60, e representa também força para todas as mulheres que o assistiram e ainda o assistem na atualidade.



Este filme tem todos os itens que para agradar mulheres de todas as idades; a força de uma jovem cheia de planos e sonhos, a garra para alcançar seus objetivos e uma bela história de amor como plano de fundo. Baby não só enfrenta todos por aquilo que acredita, como também passa a ser uma pessoa em quem os outros se inspiram. Johnny, que no início do filme a vê como a “filhinha do papai”, descobre em Francis Houseman a mulher que lhe dá força para também acreditar e lutar pelos seus sonhos e objetivos.


Além de tudo isso o filme ainda tem uma trilha sonora digna de Oscar- Dirty Dancing Ganhou o Oscar de Melhor Canção Original "(I've Had) The Time of My Life". E um galã do cinema pronto para ser lançado ao estrelato- este foi o primeiro filme de Patrick Swayze, que era dançarino profissional, o que o tornou perfeito para o papel.

Outros dançarinos profissionais consideram a cena de dança ao final uma das mais perfeitas desse tipo no cinema moderno.

O desenho que a coreografia faz no palco dá ao filme uma fotografia impecável e propõe a dança ao público, além de arrancar suspiros das mulheres que o vêem.



Com direção de Emile Ardolinoe produção de Linda Gottlieb este filme é aclamado pelas mulheres desde seu lançamento, o que demonstra lhe proporciona um valor atemporal.


Para ver o vídeo da dança (protegido pelos direitos autorais), clique aqui.

Natassia

0 comentários: