Labels

25 de julho de 2011

Harry Potter


Com o lançamento do último filme da franquia Harry Potter, segunda parte do livro As relíquias da morte, todos estão deixando suas impressões sobre os filmes, os livros, personagens, etc. Então eu também estou deixando as minhas.
O meu primeiro contato com as histórias do Harry Potter foi quando vi o trailer da Câmara Secreta (2º filme). Fui na locadora e aluguei A Pedra filosofal e assisti.
Assim foi um atrás do outro. Nos primeiros filmes, achei "bonitinho", com uma história interessante, além de ser meio "bobinho".
A partir do meio da saga, n' A Ordem da Fênix. Comecei a "ver graça" na história, ficou mais eletrizante, uma história não-tão-boba assim.
Já a partir d' O Enígma do Príncipe, a história, já caminhando para seu final, começa a "encaixar" as peças que a autora jogou durante os livros-filmes anteriores, relembrando acontecimentos passados para dar "liga" no desfecho. Este livro-filme é importantíssimo para o entendimento de toda os episódios anteriores e prepara o leitor para o gran-finale.
As relíquias da morte é bem tenso do início ao fim (os dois últimos filmes). A corrida contra o tempo de Harry e seus amigos em destruir Valdermort, descobrir os seus segredos e pontos fracos para, enfim, matá-lo antes que o "não-se-deve-pronunciar" acabe com o protagonista. Isto contagia o leitor de uma tal maneira que, querendo ou não, gera uma ansiedade em querer saber como termina.
Nestes episódios finais, a pesar de toda a fantasia (bruxos, feitiços, varinhas, etc) a autora mostra que todos os personagens, os "bons" e os "ruins", com exceção de Valdermort, são complexos, ou seja, não são totalmente bons nem totalmente ruins, todos eles têm falhas e sentimentos, exemplos claros mostrados são Snape, Draco, Lúcio, Dumbledore, Neville e o próprio Harry.
É claro que tem falhas, há detalhes que não foram devidamente exclarecidos, mas isto não tira a originalidade da história de um bruxo adolescente que descobre de onde veio e o seu destino aos poucos.
Uma história, que aparentemente é boba no início, mas vai mostrando sua beleza "ao andar da carruagem" e no fim tem um clímax maravilhoso, tenso e envolvente, e um desfecho que, ao mesmo tempo, é esperado e surpreendente. É a que eu cresci acompanhando e vou me lembrar para sempre, toda a vez que assitir um dos 8 filmes.

Natassia


Cena de Harry Potter e a Pedra Filosofal (primeiro)


Cena de Harry Potter e as Relíquias da Morte (último)
 

0 comentários: