Labels

11 de julho de 2011

Machu Picchu - 100 anos de descoberta


Nesta quinta-feira (7), a cidade inca de Machu Picchu começa a festejar o centenário de seu descobrimento. Há quatro anos, nesta data, o famoso sítio arqueológico peruano foi eleito uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno pela fundação New7Wonders. Mas, na verdade, a sua descoberta ocorreu no dia 24 de julho de 1911.


Seu descobridor foi o americano Hiram Bingham. Convencido por um prefeito da região a conhecer a cidade pré-colombiana de Choquequirao, em 1908, ele voltou ao Peru em 1911 e foi levado por nativos ao topo da montanha, onde ficava Machu Picchu. Extasiado com a descoberta, ele apresentou a cidade perdida ao mundo. Bingham virou senador dos Estados Unidos e morreu em 1956, aos 81 anos.


Destino favorito de milhares de turistas que chegam de trem ou a pé, seguindo a chamada Trilha Inca, a cidadela, construída pelo imperador Pachacútec poucos anos antes da chegada dos espanhois, é um dos últimos testemunhos do esplendor daquela civilização. Para o historiador e arqueólogo peruano Federico Kauffmann, Machu Picchu era "um santuário religioso onde os incas practicavam rituais às divindades que governavam os fenômenos climáticos que os afetavam enormemente".

O também arqueólogo Luis Guillermo Lumbreras, ex-diretor do Instituto Nacional de Cultura do Peru, acredita que a cidadela era "um grande mausoléu" do inca Pachacútec que aparentemente foi sepultado nesse lugar, junto a outros nobres. Segundo ele, a montanha “era um grande mosteiro"

Já para o antropólogo americano Richard Burger, da Universidade de Yale, mais do que um lugar sagrado, Machu Picchu era um centro de descanso para a nobreza inca. A opinião dele vai em contraste com os estudiosos que dizem que a cidadela era dedicada à adoração dos deuses ou um local para cultuar o inca Pachacútec.

O fluxo de turistas no local aumentou tanto que as autoridades ficaram alarmadas, alegando que isso poderia pôr em risco a estabilidade da montanha. Em 2008, o número de visitantes chegou ao auge e atingiu 858 mil pessoas. Por isso, a Unesco, órgão da ONU para o ambiente, reduziu a um máximo de 1.800 turistas por dia, ou 700 mil visitantes em 2010.



Em janeiro de 2010, uma enchente obrigou a cidade a fechar as portas para os turistas, pois as linhas de trem e as estradas ficaram seriamente danificadas. Na foto, tirada na véspera da reabertura, um homem usando roupas típicas dos incas esperava pelos turistas em frente à Pedra dos Doze Ângulos.

Um século depois de seu descobrimento, o lugar mítico enfrenta o desafio da preservação. Em junho deste ano, a Unesco se absteve de incluir o local na lista de patrimônio ameaçado, embora tenha advertido sobre a necessidade de conservação do monumento. O fato de os colonizadores espanhois jamais terem descoberto a cidade foi fundamental para a sua preservação

Machu Picchu (ou "Montanha Velha" na língua quíchua) está a 2.400 m do nível do mar. A superfície edificada tem 530 m de comprimento por 200 de largura, com uma área de cultivos agrícolas e outra de habitações, somando 172 edifícios dentro de um santuário de 32,5 mil hectares.


Fonte: R7 Notícias 07.07.11

Natassia

0 comentários: