Labels

30 de julho de 2011

Os Embalos de Sábado à Noite

Da série "Filmes que marcaram época"



[Crítica para ler ouvindo "Staying Alive"] Pois é, hoje vou falar de um filme que marcou época e com certeza muita gente lembra e revê. Músicas empolgantes, roupas bregas, discotecas, John Travolta e seu terno branco dançante... é lógico que você já deve ter percebido de que filme estou falando e mesmo que não adivinhou, você já deve ter lido o titulo da matéria , então nem adianta fazer suspense. É nada menos do que Os Embalos de Sábado à Noite (Saturday Night Fever) .


O filme é verdadeiramente um clássico. Okay, o roteiro não pode ser primoroso, mas o que importa?! Ele simplesmente se sustenta com as ótimas músicas dos Bee Gees e com a excelente atuação de John Travolta, que se revela, tanto nesse filme quanto em Grace. Afinal, quem não se empolga vendo o longa, qual é o seu humano que não começa a dar aquelas dançadinhas disfarçadas quando vê Travolta na pista de dança e depois solta a franga dando altos passos e fazendo da sala da televisão uma própria discoteca?


O protagonista é Tony Manero (John Travolta) um jovem que trabalha em uma loja de tintas e quase que inevitavelmente, não se vê encaixado nesse trabalho, muito menos em uma vida controlada pelos pais. Então, para fugir desses problemas ele se encontra no mundo das discotecas, onde vai todos os sábados à noite, jogando sua frustração fora e, ocasionalmente desfrutando de álcool, drogas e mulheres. Mas o que ele realmente gosta e possui, é o talento da dança - sempre que ele põe os pés na pista, ele se torna o rei. Se deparando com um significado para viver.


Mais tarde ele encontra Stephanie (Karen Lynn Gorney), que passa a ser sua parceira de dança em um concurso e que, juntamente com a série de acontecimentos trágicos na vida de Tony, o ajuda a começar a reavaliar sua vida e contemplar uma nova forma de existência.


(Depois desse resumo profundo, que parece ter sido tirado dessas sinopses de DVD, com certeza você deve ver esse filme.)

Mas, falando serio, se tem uma película que retrata e concentra perfeitamente esse espírito de anos 70 é Os Embalos, ele captura o momento com referencias à Bruce Lee, Al Pacino...e principalmente na moda e no estilo musical. O filme é um produto do seu tempo. Uma época onde se via a necessidade de dança e pelo menos um pouco de otimismo, por mais trágico e depressivo que fosse o meio. O diretor, John Badham, fez um magnífico trabalho.

Outra coisa que é impossível fazer é não falar de John Travolta, é ele que dá vida ao longa, é ele que o sustenta! Ele está aí, em uma de suas melhores atuações, em um ótimo desempenho, tanto dançando e agindo e empolgando. Com seu inconfundível terno branco e aquele penteado. Vemos o porque dele ser um grande ator. Totalmente natural e andando conforme o ritmo do filme.


Já a trilha sonora... Apaixonante e completamente contagiante. Bee Gees predomina: "How Deep is your Love", "Night Fever", Staying Live"… baixem essas músicas, escutem e curtam toda a hora! São muito boas e eu gosto muito.

Enfim, mesmo com alguns clichês (o rapaz rebelde, o cara que cai da ponte, as brigas de rua... essas coisas que você sempre vê por aí) Os Embalos de Sábado à Noite funciona, e muito bem. Com cenas imortalizadas e que ficaram na memória de muita gente. Inclusive, aquele famoso passo, onde o braço com o dedinho indicar levantado sobe e desce, e fica nisso, até o braço doer.



Fonte: O Quadro Branco

Natassia

0 comentários: