Labels

30 de agosto de 2011

O Rei Leão

Da série filmes que marcaram época



O Rei Leão é uma das animações mais bem-sucedidas da Walt Disney, lançada nos cinemas em 1994. Este filme alcançou uma bilheteria recorde, atingindo assim o vigésimo quinto lugar na história das vendas de bilhetes cinematográficos. Ele teve como base vários elementos culturais, de Hamlet, a tragédia shakespeareana e o desenho Bambi, dos estúdios Disney, aos percalços dos personagens bíblicos José e Moisés.


O êxito desta produção levou a sua adaptação para os palcos da Broadway, em 1997. Além disso foram produzidas duas sequências. Sua trama narra a trajetória de Simba, um filhote de leão, herdeiro do pai Mufasa, o Rei Leão, e de Sarabi, a rainha. O bebê é abençoado pelo sábio Rafiki, um macaco babuíno.

Mas sua vida, aos poucos, é ameaçada pelo tio Scar, que ambiciona o trono do irmão Mufasa. Quando o pai morre, o jovem leão se torna suspeito de seu assassinato e é obrigado a se refugiar nas Terras do Reino. Aí ele conhece dois marginalizados como ele, o javali Pumba e o suricate Timão – animal carnívoro da África do Sul.
Os dois novos amigos de Simba lhe transmitem a valiosa filosofia de vida conhecida como ‘Hakuna Matata’, que ensina as pessoas a viver despreocupadamente. Alguns anos mais tarde Nala, sua amiga de infância, o encontra. Neste momento tem início o dilema do leão-herdeiro – retornar e reivindicar seus direitos reais ou seguir com seu novo estilo de vida?



O filme aborda a jornada existencial de Simba desde o nascimento até sua transformação em um adulto, e revela como o leão aprende a lidar com seu destino. Durante o tempo em que permanece afastado de seu reino, ele é constantemente aconselhado pelo espírito do pai, que lhe transmite seu legado e o orienta a lutar contra Scar e a reaver seu trono.

O roteiro do filme é muito bem elaborado, os personagens são encantadores e a condução da obra faz jus às fontes inspiradoras. A trilha sonora pontua de forma perfeita cada passagem e as músicas são executadas pelas próprias criaturas que povoam a trama.

Três delas chegaram a concorrer ao Oscar de melhor canção, duas interpretadas por Elton John – Can You Feel The Love Tonight, vencedora desta categoria, e Circle Of Life -, e a contagiante Hakuna Matata. O filme faturou também a estatueta de melhor trilha sonora.

Esta produção, que já se imortalizou como um clássico, pode ser perfeitamente utilizado também como um elemento pedagógico, pois as várias posturas assumidas pelos personagens são análogas às atitudes do Homem. Além disso, sentimentos como a solidariedade, o amor, os vínculos familiares, a amizade e a fidelidade, que povoam esta animação, devem ser estimulados especialmente entre as crianças.

Talvez esse aspecto do filme tenha contribuído, em grande parte, para seu retumbante sucesso e sua incomparável popularidade. Cativam o público igualmente as metamorfoses dos personagens, principalmente de Simba, a forma como se alternam cenas sérias e profundas com episódios muito engraçados, e a atuação brilhante dos atores que dublam os protagonistas, especialmente de Jeremy Irons, que empresta sua voz sem igual ao invejoso Scar. Todos estes fatores transformaram O Rei Leão em uma das principais produções da Era de Ouro dos estúdios Disney nos anos 90.



Resenha de InfoEscola


Natassia

0 comentários: