Labels

24 de fevereiro de 2014

CARNAVAL, quem estipula o dia?

Papa Gregório XIII, no séc. 16, entrou
em vigor com o calendário gregoriano 
O Carnaval é um dos feriados mais esperados de todo brasileiro e até de muitos estrangeiros que escolhem essa data para vir ao Brasil. Mas você já se questionou o porquê dessa data não ser fixa e poder cair tanto no mês de fevereiro quanto em março? 
É que o Carnaval é estipulado dependendo do dia da Páscoa, também um feriado com "data móvel"! A Igreja Católica tolerou essa celebração de origem pagã nos primórdios do Cristianismo, e assim estipulou que a partir da "Quarta-feira de Cinzas", após o feriado de Carnaval, se inicia um processo preparatório de todos os cristãos para o dia mais importante da religião, o domingo de Páscoa, em que se comemora a ressurreição de Cristo.

Como é definida a data da Páscoa? 
O dia da Páscoa é comemorado sempre no primeiro domingo após a lua cheia que seguir o equinócio de primavera do hemisfério norte. Equinócio é o nome atribuído à posição do sol que marca o começo da estação primaveril, pois a Páscoa judaica sempre esteve associada à primavera e às fases da lua, e a versão cristã também resolveu seguir das mesmas associações.
Porém, durante a Idade Média, a Igreja Católica obteve muitas dificuldades para estabelecer os dias no calendário para a lua cheia e o equinócio de primavera. Essa situação só se regularizou, quando o papa Gregório XIII, no século 16, entrou em vigor com o calendário gregoriano, justamente é o que adotamos até os dias de hoje. A partir disso, a data da Páscoa ficou variando entre 22 de março e 25 de abril.

Como é definida a data do Carnaval?
Definido o domingo de Páscoa, basta contar 47 dias antes e sabemos o dia do Carnaval. Neste ano de 2014, a Páscoa será no dia 20 de abril, portanto, o Carnaval será no dia 04 de março.
Esses 47 dias foram definidos com a explicação de que depois do Carnaval (terça-feira), se inicia a "Quaresma", os 40 dias entre a "Quarta-feira de Cinzas" e o "Domingo de Ramos". E em seguida, vem a "Semana Santa", os 7 dias entre o "Domingo de Ramos" e o "Domingo de Páscoa".
Concluindo, os 47 dias são os 40 dias da "Quaresma" mais os 7 dias da "Semana Santa" e assim sabemos como é estipulada a data do Carnaval e sua relação com a Páscoa.

0 comentários: