Labels

7 de março de 2015

Diário de Viagem: Chile - SUL: Puerto Montt e Puerto Varas (cidade)

Em novembro de 2014, aproveitando um recesso das aulas e comemorando a minha entrada na Prefeitura, resolvi quer era hora de realizar um sonho antigo: Voltar ao CHILE, depois de 6 anos, para conhecer o SUL (sonho de consumo) e a região de Valparaíso e Santiago.

Chegada:

Pegamos o avião das 17h30, voo direto São Paulo-Santiago pela Lan Chile, sem reclamações tanto em relação a atrasos, suportáveis - meia hora no máximo, quanto ao atendimento, refeição e conforto do avião: o internacional com tela em cada poltrona, travesseiro, cobertor e "audífonos" e o nacional com fones e 10 canais de músicas para ir escutando...
Chegamos em Santiago um pouco depois das 21h, digo que trouxemos a noite, pois até pousar estava claro (no Chile, em horário de verão, escurece depois das 21h). Isso foi ÓTIMO, pois conseguimos ver a CORDILLERA DE LOS ANDES. Eu sempre digo que a viagem no Chile começa do avião, uma paisagem linda, indescritível.

Cordillera de los Andes


Chegando no aeroporto, passando a pequena tensão de passar pela alfândega, o primeiro PERRENGUE: dormir no aeroporto.
O primeiro avião para o SUL (Puerto Montt) era às 7 da manhã, e como tínhamos que estar no aeroporto novamente às 5, e este é meio longe do centro... preferimos "evitar a fadiga" e economizar uns cascalhos... ficamos no aeroporto.

Curiosidades linguísticas encontradas na noite interminável

Como na época o aeroporto estava passando por reformas... estas encontramos em vários pontos turísticos (2015 - Copa América)... tinha uma área em que se encontravam escritórios das companhias aéreas e que tinham uns bancos, ficamos por lá mesmo. Acomodamo-nos com as malas e, conversa vai, conversa vem, uma bolachinha alí, água aqui, cochilos, frio, banco duro, gente falando... foi a noite mais longa da viagem.
Até que chegou as 5h para fazer check in:

Amanhecer no aeroporto de Santiago


CHEGANDO AO SUL - PUERTO MONTT

Pegamos outro avião da Lan para ir ao Sul, este menor, porém confortável igual. Voo mais curto: menos de 2 horas e paisagens de tirar o fôlego.

Vulcões (que não são o Osorno e Cabulco) vistas do alto do avião

Chegando lá, como já havíamos pesquisado em casa antes, pegamos o ônibus "circular" que sai de 1 em 1 hora e custa 2.500 pesos (em torno de 10 reais). O bendito guichê do ônibus fica ao lado da esteira e a porta de vidro que separa o salão principal e a área da esteira só tem sensor de dentro para fora... as perdidas foram procurar o guichê, e quando achamos, não conseguimos entrar (primeiro mico hehe), uma pessoa que estava dentro, aproximou-se da porta para entrarmos e comprar o "billete".

Aeroporto "El Tepual" de Puerto Montt
O ônibus vai do aeroporto à rodoviária da cidade. Desta rodoviária, há micro-ônibus circulares a toda hora até Puerto Varas. Custa em torno de 800 pesos (em torno de 3 reais) e tem duração de meia hora a viagem.

PUERTO VARAS: FINALMENTE CHEGAMOS!!!

Chegando na cidade, que é uma graça. Porém pequena. Como era domingo, quase tudo estava fechado, e nós, morrendo de fome e cansaço, fomos procurar algum lugar para comer COMIDA (entende-se arroz, carne, verduras e qualquer coisa salgada que sustente). Perguntamos para um senhor, uma pouca alma viva que estava na rua (e era cidade turística!!!), disse-nos que havia perto do lago. Encontramos o lugar e fomos de mala e cuia comer.

temperos chilenos

Nessas horas, dane-se o preço. Estávamos com fome!!! Pagamos em torno de 10.000 pesos no prato, mais o piscosouer (tinha que ter), em torno de 40 reais. Caro, mas ainda não tínhamos nos dado conta da conversão... depois disso, resolvemos pesquisar mais. hehe

Bebida típica do Chile: Piscosour

Pensando bem, valeu a pena os "10 luca", o lugar era ótimo, a comida excelente, e o atendimento sensacional. As garçonetes nos ajudaram a contactar a casa que ficamos, se não fossem elas... penaríamos bem mais em encontrar. Não me esqueço deste gesto das meninas.

Vila de chalés em Puerto Varas
Depois de devidamente hospedadas, tomadas banho, tinha aberto o tempo.
Ps. O tempo lá é o mais instável que conheci, começa o dia fechado e abre do nada, ou fecha do nada, chove do nada....
Demos muita sorte de abrir o tempo no primeiro dia, pudemos tirar fotos e mais fotos do Lago LLANQUIHUE e dos Vulcões OSORNO e CABULCO (sonho de consumo 1 realizado).

Lago Llanquihue: à esquerda, Vulcão Osorno; à direita Vulcão Cabulco

Depois, demos uma volta para conhecer a encantadora Puerto Varas, a essa hora com as ruas mais cheias. A cidade é pequena, com as casas em estilo alemão, mas com a diferença que vimos que lá é assim mesmo, a cidade não foi projetada para ser turística, como senti em Gramado (apesar de ter gostado da "irmã" brasileira). Ela tem seu charme natural e latino.

cidade de Puerto Varas

No próximo post, conto os passeios e os perrengues em Puerto Varas e as cidades em volta do Lago LLanquihue.


0 comentários: