Labels

1 de abril de 2011

O dia da mentira


O primeiro de abril é mais conhecido como dia da mentira. Possui diversas explicações, dentre todas, a mais certa e mais conhecida até hoje é a de Carlos IX.

Na França, desde o início do século XVI, o ano novo era comemorado no dia 25 de março(Início da primavera no Hemisfério Norte) e as festas terminavam no dia 1° de abril. No ano de 1564, o calendário gregoriano foi adota pelo rei Carlos IX, como a comunicação da época era muito precária foi demorado espalhar a notícia por toda a França. Com toda essa confusão os franceses resistiram à mudança e deram continuação no calendário antigo. Com isso, as pessoas que concordavam com o novo calendário passaram a ridicularizar quem ainda era adepto ao calendário antigo, enviando presentes esquisitos e convites para festas que não existiam, com essa confusão começaram a ser criadas brincadeiras envolvendo mentiras, essas brincadeira ficaram conhecidas como “plaisanteries”.

Existem outras explicações para o dia da mentira, como a de que a natureza “mente” para as pessoas (de maio para abril), pois existem as mudanças bruscas de temperatura nesse período.

O primeiro “all fool’s day” (Dia de todos os bobos) foi em 1686, o costume ficou popular tão rapidamente a ponto de ser considerado brincadeira universal, revela textos do século XVII. No Brasil, há relatos que o primeiro dia da mentira teria sido no ano de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, que foi desmentida no dia seguinte, desde então o dia primeiro de abril veio crescendo cada vez mais no país e no mundo, tornando-se assim o dia universal da mentira!
 
Texto retirado do blog 9º ano Alfa Beta
 
Natassia

0 comentários: