Labels

31 de agosto de 2011

Dia do Blog

O Dia do Blog foi estabelecido de forma informal para o dia 31 de Agosto.

Esta data foi escolhida porque seus números 31/08 se assemelham com a palavra Blog.
Foi estabelecido que durante esse dia, blogueiros de todo o mundo deverão colocar uma mensagem aos seus leitores, apontando para outros blogs que considerem interessantes. Assim seus leitores poderão descobrir novos blogs para serem lidos, divulgado os blogs pela internet.



Vale salientar que muitos blogueiros têm confundido Dia do Blogueiro com Dia do Blog. O Dia do Blogueiro é comemorado em 20 de março, já, o Dia do Blog , é celebrado internacionalmente em 31 de agosto.


Já que é o dia dele, vamos falar sobre a história do blog (que achei aqui), de onde ele surgiu:

Blog é a contração do termo inglês Web Log , onde: Web : vem do termo World Wide Web que em português significa, "Rede de alcance mundial", também conhecida como Web e www ; e log : tem sua origem no termo náutico "log" que significa "diário de bordo" .
O termo weblog foi criado por Jorn Barger em 1997. A abreviação blog, por sua vez, foi criada por Peter Merholz, que, de brincadeira, desmembrou a palavra weblog para formar a frase we blog ("nós blogamos") na barra lateral de seu blog. Pouco depois, em 1999, Evan Williams do Pyra Labs usou blog tanto como substantivo quanto verbo (to blog ou "blogar", significando "editar ou postar em um weblog"), aplicando a palavra blogger em conjunção com o serviço Blogger, que é um serviço do Google, que oferece ferramentas para edição e gerenciamento de blogs, o que levou à popularização dos termos.
Assim, Blog é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. O blog atual é uma evolução dos diários online, onde pessoas mantinham informações constantes sobre suas vidas pessoais. Estes primeiros blogs eram simplesmente componentes de sites, atualizados manualmente no próprio código da página.
Foi o israelense Nir Ofir, que em 2005 criou o Blogday . Ele optou pelo último dia de agosto pela seguinte razão: 31-Ago em inglês vira 31-Aug, que pronuncia-se 31-Og, que vira 31Og . Com um pouco de imaginação, consegue-se ver a palavra BlOg. Ficou estabelecido que durante esse dia, como já tinha dito, que blogueiros de todo o mundo deverão colocar uma mensagem aos seus leitores, apontando para outros 5 Blogs que considerem interessantes. Desta forma, todos os leitores do blog poderão descobrir novos blogs para serem lidos, redescobrindo outros, divulgando-os pela Web e, principalmente, celebrando a descoberta de novas pessoas e novos blogueiros.

Então aqui vou eu indicar alguns blogs interessantes, seis pra ser mais específica. Aqui no blog já tem a categoria ali ao lado "Parceiros" que já tem alguns blogs muito legais, então vou indicar outros.



Meninas Only - atualidades sobre o universo feminino




 
create your own banner at mybannermaker.com!
Eu tenho probleminhas - textos de uma adolescente do 2º ano do Ensino Médio



8º ano A - rotina de uma sala de 8º ano e a novidades da escola que estudam (ex-alunos)




Blog Garota Clorophila - Atualides e curiosidades



create your own banner at mybannermaker.com!
Rincón del español - blog sobre o mundo hispânico



create your own banner at mybannermaker.com!
Ideias, leitura e escrita - blog sobre literatura lusófona e língua portuguesa


Espero que gostem



Post retirado do blog Garota Clorophila

Natassia

0 comentários: