Na França, estudou com os melhores artistas na Academia Julian e no ateliê de Émile Renard. Conheceu Pablo Picasso e, com base nesse econtro, adotou leveza no traço, cores menos terrosas. Matizes impressionistas e cubistas. De volta ao Brasil, uniu-se à geração de 1922, meses depois da famosa Semana. Formou, então, o Grupo dos Cinco, ao lado de Anita Malfatti, Menotti del Picchia, Oswald de Andrade e Mário de Andrade e com eles promovia reuniões quase diárias em seu ateliê oara discutir obras e tendências.
Em 1924, em uma viagem a Minas Gerais redescobre-se como pintora: a mistura do clima pastoril com o barroco das cidades históricas influencia sua fase Pau-Brasil. Carlos Drummond de Andrade chama a atenção para seus tons amarelo vivo, rosa violáceo, azul pureza, verde cantante.
Em 1928, seu presente - a tela Abaporu - para o marido Oswald de Andrade deflagou o movimento Antropofágico. O quadro virou uma espécie de símbolo da vanguarda modernista.
Abaporu |
Além de Abaporu, Tarsila pintou outras obras representativas do modernismo brasileiro, como Morro da favela, de 1925, Os operários, de 1933.
Morro da favela |
Os operários |
Antropofagia |
Texto retirado da apostila Positivo - Literatura (2ª série Ensino Médio)
Natassia
0 comentários:
Postar um comentário