Labels

16 de setembro de 2015

Diário de Viagem: Chile - SUL - Puerto Montt e Ilha de Chiloé

Depois de meses, por falta de tempo (e de vontade), volto aqui para contar as aventuras dos dois últimos dias no Sul do Chile.
Saímos de Puerto Varas e fomos para Puerto Montt de ônibus circular.

PUERTO MONTT

Estátua "Los enamorados"


Puerto Montt é a capital da X Región, a Provincia de Los Lagos, é uma cidade mais ativa que turística: onde as pessoas trabalham e estudam. Mas tem os seus pontos turísticos, como teatros, igrejas, museus e o cais de Angelmo.

Museo "Diego Rivera"

Esculturas do museu
Angelmo é um cais e o ponto turístico mais famoso de Puerto Montt, lá se encontram vários restaurantes de comida típica da região (mariscos) e lojas de artesanato, na sua maioria em madeira.

Angelmo
ILHA DE CHILOÉ

Maior ilha do Chile e a segunda maior da América do Sul, Chiloé está perto de Puerto Montt, porém tem um relevo encantador: as árvores são típicas da Patagônia e a ilha tem a sua cultura local, com mitos, festas e comidas típicas. Lá me senti no fim do mundo!!!

Balsa para ir a Chiloé
Compramos o passeio em Puerto Varas, na mesma agência que fizemos todos os passeios desta cidade, a Turistour. Há dois passeios: um que vai para Castro, no meio da ilha e outro que vai para Chacao e Ancud para ver os pinguins de Magalhães, sendo este segundo que fizemos.

Combinamos na agência de o ônibus nos pegar na Informações Turísticas de Puerto Montt, e de lá fomos para Chiloé, de ônibus e balsa.
Na balsa fazia muito frio, pois ventava muito, porém mesmo assim ficamos do lado de fora do ônibus para apreciar a fauna do pacífico (gaivotas, patos e focas).

Já na ilha, passamos por Chacao, uma cidadezinha bem tradicional com casas de madeira, muitas feitas de Alerce (uma madeira típica da região que não se permite mais o uso).


Depois formos a Ancud, uma cidade maior e que é perto da praia em que ficam os pinguins.
Fomos no mercado municipal da cidade ver e conhecer os artesanatos e comidas típicas.

Lagostas da Patagônia

Mercado Municipal de Ancud

Algas marinhas e batatas da região
Já na praia que estavam os pinguins, foi nos explicado que eles vão se reproduzir naquela região entre setembro e final de fevereiro, época "quente".
E são duas raças de pinguins. A praia é pequena e só há um restaurante alí (com pratos fresquinhos, porém um pouco caro... mas era a única opção).
Pegamos um barquinho e fomos com um guia perto das ilhotas que estavam os pinguins, coisinhas lindas. No final do passeio admiramos uma lontra comendo na água e uma gaivota tentando roubar o seu "lanche".

Banner com explicação sobre os pinguins

Pinguins

A lontra e a gaivota
Depois de almoçar, voltamos a Ancud para conhecer melhor a cidade e tomamos o rumo a Puerto Montt. Depois deste passeio, voltei a Santiago e desci para Valparaíso e Viña del Mar, mas isto é assunto para o próximo post.

Natassia

0 comentários: