Labels

19 de setembro de 2015

Forró e seus trios

Forro
Não se pode falar em trios musicais sem lembra do ritmo do forró. Difundido por Luiz Gonzaga em meados do século XIX, tem em sua maioria de conjuntos os trios. Até porque, pra ser forró pé de serra, deve conter uma sanfona, uma zabumba e um triângulo, os outros instrumentos são complementação.
Em mais de 50 anos, alguns trios continuam na ativa, alguns com a mesma formação, outros com formação diferente, e também há gente nova fazendo forró pé de serra.
OS TRES DO NORDESTE
ef8a5f71-8101-4ee6-88df-30a2e69e9e03
Trio de forró criado em 1972 e integrado por Erivan Alves Almeida, o Mestre Zinho, vocalista do grupo,  nascido na cidade de Rio Largo, AL,  o sanfoneiro José Pacheco Marinho Filho, o Zé Pacheco, da cidade de Rio Tinto, PB,  e o  zabumbeiro Carlos de Albuquerque Melo, o Parafuso, nascido em Torre, PB. O trio lançou o primeiro LP em 1974, pela Entré/CBS, intitulado "É proibido cochilar". A partir desse LP, o trio começou a fazer sucesso, em especial no norte e nordeste do país.
Em 1978 fizeram parte de um movimento de revitalização do forró, através da presença, no cenário nacional, de novos nomes da música popular nordestina, como Alceu Valença, Zé Ramalho, Fagner, Vital Farias, e outros. O movimento tinha, no Rio de Janeiro, um centro irradiador que era o Forró Forrado, dirigido por  João do Vale, no bairro carioca do Catete.
O trio teve algumas formações diferentes, todas com a presença do zabumbeiro Parafuso, o vocal e o triângulo são de Deda Silva. E a sanfona, hoje é de Hedran Barreto.
Hoje é o Trio com mais destaque do Forró, toca em todas as tradicionais festas de São João no Nordeste e também tem uma agenda regular no sudeste do Brasil, além disso, continuam gravando discos anualmente e hoje tem cerca de 40 álbuns lançados, entre LPs, CDs e DVDs.

TRIO JUAZEIRO
1429623646_m
O Trio Juazeiro, que é o Trio de Forró mais antigo em atividade e com a formação original, desde 1967,quando acompanhavam artistas como Zé do Baião e Seus Meninos, com shows passando por 19 capitais. Graças ao sucesso do disco coletânea "Uma Noite no Forró", produzido por Mario Zan, onde as duas faixas mais executadas "Voo de Tutano" e "Uma noite no forró", eram as do Trio Juazeiro. Chegaram ao seu primeiro LP individual, em 1973, realizando shows por todo o país e participando de programas de auditório como o Show da Viola, de Carlos Aguiar, na TV Gazeta.
Formado por Ligeirinho (zabumba e vocal), Mocotó (triângulo e voz) e Carneiro (sanfona e vocal), e completando 42 anos de vida artística, este trio encanta seu público pelas letras satíricas e pelas melodias contagiantes que estão presentes nos doze LPs e no CD Trio Jazeiro da coleção "Raízes Nordestinas",lançado pela gravadora EMI.
TRIO DONA ZEFA
foto-novissima
Formado em 2002, é composto pelos irmãos Danilo Ramalho (triângulo e voz) e Murilo Ramalho (zabumba), além do sanfoneiro Tom Silva. Começou em Campinas, SP, mas hoje toca no Brasil inteiro e nos principais festivais de forró pé de serra do Brasil.
O Trio DONA ZEFA adora dizer que toca forró tradicional e isso, sem duvida, faz com maestria, começando com um repertorio cuidadosamente escolhido que passeia por grandes nomes do forró como: Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos, mas também escolhendo meticulosamente as perolas de nomes menos conhecidos como Ary Lobo, Genival Lacerda e Mestre Zinho, sem deixar de apresentar composições próprias, pois algumas das criações do Trio, sobretudo de Danilo Ramalho o vocalista da banda, já viraram verdadeiros clássicos do gênero como “Forró do Talarico” e “Vida Boa Danada”.


Há outros trios tradicionais, como o Trio Nordestino, Trio Xamego, Trio Virgulino, Trio Sabiá, etc. Da nova geração há o Trio Alvorada, Trio Pé de Serra, Trio Juriti, Trio Caruá, Trio Maracá, entre outros.

Natassia

0 comentários: