Labels

27 de novembro de 2015

Admirável Gado Novo

Na onda do tema da semana, que é crítica político-social, escolhi uma música que adoro e acho "genial": Admirável Gado Novo, do Zé Ramalho.
IMG_196666656863105
Ela foi lançada em 1980, faz parte do CD "Zé Ramalho 2", mas ganhou projeção nacional em 1996 ao entrar na novela "O Rei Do Gado" (fazia parte do tema dos Sem-terra).
A canção cita algumas ideias contidas nos livros Admirável Mundo Novo, a obra mais famosa do escritor britânico Aldous Huxley. A letra da canção  é uma metáfora desse livro, escrito cinco décadas antes do lançamento da música, lançada ainda em tempos de governo militar, na qual a substituição de Mundo para Gado se refere a seres humanos alienados, um povo que não pensa e não reflete sobre os fatos, ou seja, a música compara a população "massa de manobra" (os trabalhadores) com os bois, que só trabalham sem ter consciência dos seus atos na sociedade.
Encontrei também esta crítica que é muito pertinente:
"O contexto crítico e ideológico da música “Admirável Gado Novo”, de Zé Ramalho, apresenta diversos aspectos do pensamento de Marxista sobre a sociedade; tais como a exploração do homem pelo homem, a alienação e a as lutas de classes. Além disso, existem diversos elementos de crítica ao regime ditatorial do período composto pelo autor. Entretanto, essa crítica transcende o contexto histórico e chega ao Universalismo por atacar também o sistema capitalista. O pensamento de Zé Ramalho é explícito e contemporâneo, uma obra rica e de densidade social muito forte."
Outras críticas que os próprios leitores do site fazem podem ser lidas aqui.
CURIOSIDADE: Na novela "O Rei do Gado", a música fazia parte do núcleo dos sem-terra, no qual faziam parte vários personagens que lutavam para melhorar a condição dessa gente, no caso o Senador Caxias (que tinha esse nome porque era honesto e utópico) e o líder dos sem-terra, que não tinha medo dos enfrentamentos políticos e era otimista com o destino do seu povo. Os dois morrem assassinados no final da novela. Se isso não é uma crítica do autor, eu nasço de novo.... hehe
Escute e observe a letra da música:

Post escrito por mim no blog Música, por favor!

0 comentários: